Por que fazer um curso de extensão na área de Saúde?

Cursos de extensão são uma boa alternativa para quem está iniciando uma carreira e sente que precisa se especializar em uma determinada área, mas ainda não tem condições de encarar uma pós-graduação. Seja em função da carga horária ou do custo financeiro, profissionais de diversas áreas encontram nos cursos de extensão uma solução para esse problema. 

Especialmente na área de Saúde, a oferta de cursos de extensão é grande, e a demanda do mercado por profissionais especializados motiva cada vez mais a procura por esse tipo de curso. Para entender melhor o que são os cursos de extensão, qual a importância de ter cursos assim no seu currículo e os benefícios de fazer uma extensão na área de Saúde, confira o artigo que preparamos.

O que são os cursos de extensão?

Normalmente oferecidos por instituições como faculdades, universidades e escolas técnicas, os cursos de extensão, basicamente, são cursos complementares à graduação ou à pós-graduação. Eles se diferenciam por ter uma duração mais curta, com conteúdo direcionado para capacitar o aluno a se especializar em uma área de atuação específica. 

Assim, os cursos de extensão constituem uma ótima forma de manter profissionais atualizados sobre as tendências do mercado de trabalho e ajudá-los a desenvolver novas habilidades de forma rápida. 

Podendo se desenvolver tanto presencialmente como em formatos a distância, os cursos de extensão possuem certificação pelo MEC (Ministério da Educação) e têm em média duração de três meses.

Desse modo, os cursos de extensão são particularmente atrativos para jovens que desejam adquirir mais conhecimento em uma determinada área, profissionais em busca de atualização e pessoas recém-graduadas que desejam dar continuidade aos estudos.

Por que é importante ter cursos de extensão no currículo?

Os cursos de extensão podem ser vistos como um diferencial entre profissionais com o mesmo nível de escolaridade. Além disso, representam uma ótima forma de manter-se em contato com as novidades da sua área, valorizando a sua atuação profissional e favorecendo o networking

Esse tipo de curso pode ser ainda uma forma de você ampliar a sua capacidade de lidar com diferentes particularidades dentro de uma mesma área de atuação, ampliando as oportunidades de trabalho e parcerias.

Dentre todas as profissões liberais mais conhecidas, a área de Saúde talvez seja a que possui o maior número de campos de atuação com diferentes especialidades. Isso faz com que, nessa área, a oferta de cursos de extensão seja muito grande. Por isso, dificilmente você não encontrará nenhum curso que possa agregar mais valor ao seu currículo.

Quais são os benefícios de um curso de extensão na área de Saúde?

Como mencionado anteriormente, os cursos de extensão são uma ótima alternativa para quem deseja continuar os estudos, porém ainda não pode encarar uma pós-graduação. A seguir, vamos destacar as principais vantagens que eles oferecem.

Carga horária

Por não se tratar de uma pós-graduação, a carga horária em cursos de extensão é mais enxuta, priorizando o essencial dos conteúdos teóricos e práticos. A maior flexibilidade nos horários e a possibilidade de realizar alguns módulos, ou mesmo cursos inteiros a distância, também acabam sendo vantagem para quem precisa conciliar os estudos com outras obrigações.

Custo-benefício

De forma geral, os custos envolvidos para realizar esse tipo de curso são bastante acessíveis. Esse fator permite que os cursos de extensão sejam uma forma de entrar em contato com diferentes áreas, ampliando a área de atuação do profissional, sem custos financeiros exorbitantes. 

Reconhecimento profissional

Os cursos de extensão permitem que o profissional, principalmente aquele que está buscando seu espaço no mercado, tenha suas competências aprimoradas e destacadas. Como os cursos de extensão possuem certificação do MEC, o profissional que se mantém atualizado pode usar os certificados para conseguir trabalhos melhores e reposicionar seu nome no mercado.

Deixe um comentário

× Como posso te ajudar?
Rolar para cima