Como o fonoaudiólogo pode atuar com crianças na escola

Poucas pessoas sabem que a Fonoaudiologia surgiu dentro da escola. A maioria delas associa a atuação do fonoaudiólogo à clínica e ao hospital e fica admirada ao saber do seu trabalho na Educação e na aprendizagem.  

Na escola, o fonoaudiólogo atua de forma preventiva a partir de seus conhecimentos específicos relacionados a aquisição da leitura e escrita, linguagem oral, voz e audição, enquanto que em clínicas e em hospitais essa atuação é terapêutica.

Mas, afinal, qual a importância do trabalho do fonoaudiólogo com as crianças na escola? O objetivo deste post é esclarecer essa dúvida que ainda é comum para muitas pessoas. Vale a pena conferir!

Por que ter um profissional de Fonoaudiologia nas escolas?

Bom, além de o profissional colaborar na orientação e no planejamento escolar, o fonoaudiólogo pode desenvolver ações educativas para apoio e efetivação da aprendizagem ao participar das discussões das estratégias de ensino de acordo com a turma, com o professor e com a metodologia da escola, podendo inclusive prevenir possíveis problemas de aprendizagem.

E qual é o principal objetivo da fonoaudiologia infantil na escola?

O objetivo da Fonoaudiologia Educacional é colaborar com o processo educativo a partir do seu conhecimento sobre a comunicação humana e da sua participação na discussão e implantação de estratégias que possam favorecer o processo de ensino e aprendizagem. 

Funções da fonoaudiologia na escola

Ao inserir a Fonoaudiologia Educacional em uma escola, o campo de trabalho abrange três funções principais: 

  • Participação na equipe escolar;
  • Identificação das dificuldades dos alunos; 
  • Orientação à família e encaminhamento à atendimentos clínicos fora da escola. 

Quando se fala em participação na equipe escolar, refere-se a uma equipe multiprofissional, que envolve: professores, psicólogos e orientadores pedagógicos e educacionais. Com essa equipe o fonoaudiólogo vai atuar de diferentes formas realizando, por exemplo, o levantamento de dificuldades ligadas ao ensino e aprendizagem, desenvolvendo ações educativas com o objetivo de disseminar o conhecimento sobre a comunicação e a aprendizagem e participando da elaboração, execução e acompanhamento de projetos e propostas educacionais. 

Sendo assim, o Fonoaudiólogo Educacional tem a função de transmitir os conhecimentos específicos da sua área para os demais do grupo, utilizando diversos recursos, através de palestras, pequenos cursos, programas de treinamento e outros. Compete a ele também elaborar planejamentos trabalhando em equipe com o orientador pedagógico.

A identificação das dificuldades dos alunos pode ser feita de forma individual ou coletiva. Junto a equipe, o Fonoaudiólogo Educacional analisa todo o contexto da criança e as possíveis causas da dificuldade apresentada, além disso, contribui com seu conhecimento para o desenvolvimento de estratégias que favoreçam a aprendizagem.  

Após a identificação das dificuldades, é realizada a orientação à família e a indicação de atendimento clínico especializado fora da escola. No papel do fonoaudiólogo educacional, não está prevista a função de realizar terapia, fornecer laudos e diagnósticos clínicos no ambiente escolar. Essa função cabe, portanto, ao fonoaudiólogo clínico. 

Sendo assim, vale ressaltar a grande importância da presença desses profissionais nas escolas, para que possam detectar o mais cedo possível as dificuldades na linguagem escrita e oral e encaminhar, quando necessário, à intervenção adequada.

Saiba mais como o fonoaudiólogo pode colaborar nesse processo:

Fonoaudiologia presente na equipe pedagógica

A Fonoaudiologia na escola vai muito além do que se imagina. O fonoaudiólogo, com sua experiência e práticas a respeito dos processos de aprendizagem e da comunicação, em geral, participa da equipe escolar na elaboração de projetos pedagógicos propondo atividades e situações rotineiras de sala de aula para que o professor possa otimizar o desenvolvimento da linguagem oral e escrita de seus alunos, facilitando, dessa forma, todo o processo de ensino e aprendizagem.

Ajudando o professor nos programas de formação continuada

A fonoaudiologia escolar tem como um de seus principais objetivos a melhoria da qualidade do ensino e, para tanto, desenvolve programas de formação e capacitação específica de professores e equipes escolares, buscando disseminar o conhecimento em assuntos fonoaudiológicos, tendo como foco os processos de desenvolvimento da linguagem oral, letramento e alfabetização.

Quanto mais cedo melhor

Identificar quanto antes alterações no desenvolvimento da comunicação oral e escrita é fundamental. Cabe ao fonoaudiólogo educacional realizar os devidos encaminhamentos, assim como orientar a equipe escolar quanto aos ajustes que devem ser feitos a fim de adequar as propostas pedagógicas às necessidades dos alunos, buscando condições mais propícias de aprendizagem.

Professor, aprenda essa lição

fonoaudiólogo cuida também do professor. Essa atenção pode ocorrer quando promove orientações em relação a cuidados que podem melhorar o uso da voz, evitando ou diminuindo os problemas vocais tão comuns entre os professores, assim como aprimorar suas habilidades didáticas por meio do desenvolvimento de estratégias mais eficazes de comunicação com os alunos.

Pais, façam a sua parte 

No trabalho com os pais, o fonoaudiólogo realiza orientações a respeito de possíveis dificuldades encontradas nos alunos, mobilizando-os para que busquem recursos externos quando necessários, assim como apresenta estratégias que os pais podem usar visando facilitar a comunicação e a aprendizagem de seus filhos. 

Orientações em relação às várias fases de vida da criança e os cuidados com a alimentação, respiração, hábitos orais e estímulos de fala e leitura são alguns exemplos.

Como você pode ver, cada vez mais o papel do fonoaudiólogo nas escolas tem se destacado, proporcionando conhecimentos aos profissionais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, vislumbrando uma educação de qualidade para todos. 

E aí, gostou do post? Então aproveite para curtir a nossa página no Facebook e acompanhe os posts que preparamos com muito carinho!

Deixe um comentário

× Como posso te ajudar?
Rolar para cima