5 livros essenciais que você deveria ler sobre autismo

O autismo ou o transtorno do espectro do autismo (TEA) é um distúrbio do desenvolvimento neurológico que começa a ser percebido ainda na infância e que tem um grande impacto sobre a forma com a qual um indivíduo vai sentir as coisas e interagir com o mundo ao seu redor. 

O primeiro passo para lidar com o desconhecido é aprender mais sobre ele. Nesse sentido, procure se informar a respeito do autismo, lendo livros, visitando sites confiáveis, fazendo cursos com bons profissionais e conversando com profissionais da área. 

A quanto mais informações tiver acesso, mais seguro irá se sentir, o que, certamente, irá impactar positivamente na sua relação com a criança.

A seguir, sugerimos que você conheça cinco obras literárias sobre autismo para que você possa compreender melhor esse distúrbio.

1. Perturbações do Espectro do Autismo – Manual prático de intervenção 

Autora: Cláudia Bandeira de Lima – Editora: Lisboa, LIDEL 2012

Esse livro é um excelente guia para quem trabalha numa sala de atividades com crianças com TEA. Claro e direto, ideal para quem precisa apoiar crianças com TEA e está inicialmente “perdido”.

Quem indicou: 

Ms. Maria Elisa Fonseca, Psicóloga

Maria Elisa Fonseca é considerada uma renomada especialista em Transtorno do Espectro Autista no Brasil. Fez sua formação inicial em Psicologia, graduando-se pela PUC Campinas, em 1992. Desde então, destinou-se a estudar o desenvolvimento e o comportamento humano na óptica da educação especial, fazendo todos os estudos posteriores na área do autismo e da psicologia infantil.

É Mestre em Educação Especial pela UFSCar e certificada como TEACCH Practionner pelo Programa TEACCH da Carolina do Norte – EUA e Diretora Clinica do CEDAP – Centro de Apoio à Pessoa com Autismo da APAE de Pirassununga-SP.

2. O menino que nunca sorriu – e outras histórias reais. Autismo, depressão, bullying e bipolaridade entre crianças e adolescentes  

Autores: Fabio Barbirato e Gabriela Dias. Depoimentos a Gustavo Pinheiro – Editora: Máquina de Livros

Um menino que até os 7 anos nunca deu um sorriso. A adolescente vítima de ansiedade e bullying que perdeu 20 quilos e passou a sofrer de anorexia. Um jovem que se recusava a entrar em ônibus cheio, mas sabia os nomes de todas as ruas num percurso de 500 quilômetros. 

Esse livro reúne emocionantes histórias de jovens portadores de autismo, ansiedade, depressão, hiperatividade e outros transtornos que levam sofrimento não só a eles, mas também às suas famílias. São 32 crônicas da vida real, surpreendentes, que jogam luz sobre um universo pouco falado e cercado de preconceitos.

Quem indicou: 

Profª Tatiana Takeda, advogada

Tatiana Takeda é mãe de uma pessoa com autismo, professora, blogger e uma grande advogada conhecida por sua atuação nos estudos referentes aos Direitos e à Inclusão Social das Pessoas com Deficiência, desde o diagnóstico do filho (autista), a profissional dá cursos e diversas palestras em todo Brasil. Tem um Canal no Youtube com seu nome. 

3. Outra Sintonia – a história do autismo 

Autores: John Dovan e Caren Zucker – Editora: Companhia das Letras, 2017

No início da década de 1930, Donald Triplett chamava atenção por seu comportamento peculiar, sua tendência ao isolamento e sua incrível capacidade de memorização. Apesar das mais variadas explicações dadas aos pais, o diagnóstico certeiro só seria feito depois de anos de acompanhamento: Donald era autista.

Amparado por uma extensa pesquisa, Outra Sintonia reconstitui a história do autismo de forma humana e sensível, ajudando os leitores a compreenderem a questão em seu significado mais simples: como diferença, e não como deficiência.

Quem indicou: 

Profª Drª Tatiana Pontrelli Mecca

Psicóloga, Mestre, Doutora, com pós-doutorado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro do Grupo de Trabalho “Transtornos do Espectro Autista (TEA): pesquisas em saúde e educação”, da Associação Nacional de Pesquisa, e pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). 

Foi membro da diretoria do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (2015-2017) e atualmente é docente de Psicologia da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo-SP. 

4. Autismo – compreender e agir em família

Autores: Sally Rogers, Geraldine Dawson, Laurie Vismara – Editora: Lisboa, LIDEL, 2015

Os pais podem desempenhar um papel muito importante no desenvolvimento de bebês e crianças com perturbações do espectro do autismo, contribuindo para estimular a sua capacidade de aprendizagem. 

Quem indicou: 

Dr Thiago Lopes, psicólogo do Instituto Farol

Fundador e diretor do Instituto Farol, Centro de Excelência e Inovação em Autismo. Doutor em Psicologia pela Université du Québec, em Montreal, no Canadá. Fez sua formação no Modelo Denver de Intervenção Precoce no Mind Institute. Foi pioneiro da implementação desse modelo no Brasil, responsável pela formação de mais de 600 profissionais no Brasil, Canadá, EUA e em outros países.

Seu canal no YouTube é um dos maiores canais focados em autismo e suas postagens alcançam centenas de milhares de pessoas, trazendo informações atualizadas para pais e profissionais.

5. O estranho caso do cachorro morto

Autor: Mark Haddon – Editora: Record, 2011

Chistopher Boone é o narrador deste magnífico romance, tem apenas 15 anos e é uma pessoa com autismo. Christopher possui uma memória fotográfica, é excelente em Matemática e em Ciências, mas o que mais lhe custa compreender é “tão somente” a espécie humana. Christopher detesta a cor amarela e, também, ser tocado por alguém. Após ser acusado pelo assassinato do cachorro da sua vizinha, desperta-se para uma longa odisseia, que o irá ajudar a descobrir qual o seu verdadeiro papel no mundo. Um livro extraordinariamente bem escrito, comovente, repleto de um humor irônico e tocante.

Quem indicou: 

Profª Drª Simone Aparecida Lopes-Herrera

Fonoaudióloga, graduada pela Universidade de São Paulo, com experiência clínica e educacional na área de autismo há 25 anos.   Especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia; Mestre e Doutora em Educação e Ciências Humanas (Área de Concentração: Especial) pela Universidade Federal de São Carlos e com  pós-doutorado em Clínica Médica (Área de Concentração: Ensino em Saúde) pela Universidade Estadual de Campinas. 

Professora Associada (Livre Docente) do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade de São Paulo, também é.Coordenadora Pedagógico-Científica da Techknowledge Treinamentos – Cursos e Treinamentos EaD.

Experiência clínica e educacional na área de autismo há 25 anos.

Deixe um comentário

× Como posso te ajudar?
Rolar para cima